O que preciso para desenvolver aplicativos para Android ?

JUNTE-SE A MAIS DE 110.000 PESSOAS QUE JÁ TEM UMA CÓPIA

Ubuntu: Iniciando com Linux de maneira prática e rápida

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Para desenvolver aplicativos para Android você precisa de um computador rodando o sistema operacional Windows, Linux ou Mac OS X. Isso mesmo o Android SDK é multiplataforma.

Hoje vamos configurar um ambiente de desenvolvimento de aplicativos para android.

Para ver mais sobre requisitos de sistema operacional, visite: http://developer.android.com/sdk/requirements.html

Nós desenvolvemos aplicativos usando os seguintes softwares:

  1. Java SE 6 Software Development Kit
  2. Eclipse para Java Developers
  3. Android SDK
  4. Plugin ADT (Android Development Tools) para Eclipse

 

Como instalar o Java Development Kit (JDK)

Para desenvolver aplicativos Android você vai precisar do o Java Development Kit (JDK) versão 5 ou 6 (JDK 5 ou JDK 6).

Veja: http://www.oracle.com/technetwork/java/archive-139210.html

Você precisa apenas o JDK. Siga as instruções em:

http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/index-137561.html

Como instalar o Java Development Kit (JDK) no Mac OS X: Visite: http://developer.apple.com/java. Mas geralmente o Java já esta no pacote e você tem o xcode.

Instalando o Android SDK

O Android Development Kit (SDK) fornece as ferramentas que você precisa para desenvolver, testar e depurar aplicativos Android. Você pode baixar o SDK do Android a partir de

http://developer.android.com/sdk/index.html (para a plataforma Windows, Mac OS X ou Linux )

Depois de baixar o SDK, basta extrair o conteúdo do arquivo para um diretório de sua escolha em seu computador.

Instalando o plugin ADT para Eclipse

O Android Development Tools Plugin (ADT) para o Eclipse permite que você use as ferramentas Android SDK para desenvolver aplicações Android no IDE Eclipse. Para instalar o plugin ADT abra normalmente o Eclipse e selecione Help -> Install new software. Irá aparecer uma nova janela, clique no botão add. Irá aparecer outra janela, preencha como no exemplo abaixo:

eclipe-adt-plugin

Depois disso, o Eclipse iniciará o download das informações do repositório. Quando o processo for concluído, marque para ser instalado como no exemplo abaixo:

marcar-pacote-adt-para-instalar

Após isso basta confirmar a instalação e concordar com a licença.

android-eclipse-adt-licença

O download do plugin será iniciado logo em seguida.

download-plugin-adt-android-eclipse

Caso você receba a seguinte aviso, pode clicar em Ok sem problemas:

informacao-de-seguranca

Quanto tudo terminar, é necessário reiniciar o Eclipse para que as alterações sejam feitas.
Ao ser aberto novamente, o Eclipse irá exibir um wizard para configurar o SDK do Android. Marque o segundo checkbox e informe corretamente onde está a pasta do SDK do android.

Caso você ainda não tenha baixado o SDK, pode deixar marcado a primeira opção que o Eclipse irá baixar). Veja a figura abaixo:

indicacao-do-android-sdk-eclipse

Após isso o Eclipse deve mostrar o seguinte aviso:

Open-SDK-Manager-android-eclipse

Isto porque ainda estão faltando alguns componentes para começar a desenvolver. Você pode clicar em Open SDK Manager, que uma nova janela irá aparecer. Esta é a tela do Gerenciador do SDK, nele você pode baixar diferentes targets da API e outras bibliotecas e ferramentas para auxiliar no desenvolvimento do Android. Precisamos de pelo menos um target, por isso marque as opções como na figura abaixo.

android-sdk-manager

O target 4.1.2 é o mais recente, mas se houver um mais novo, é recomendado que você instale o mais novo. Também é recomendado instalar mais targets caso você queira testar com diferentes APIs e garantir que sua aplicação funciona corretamente, eu escolhi o 2.3.3.

Na tela seguinte, basta marcar Accept all e clicar em Install.

android-sdk-manager-licenca

Após baixar os novos componentes, será mostrado a tela inicial do Gerenciador. Agora você pode fechá-lo.

Como testar o ambiente de desenvolvido do Android SDK

Para testar a instalação do SDK, vamos tentar rodar o emulador. Você precisa criar um AVD (Android Virtual Device), que basicamente é uma imagem que roda no emulador. A partir do Eclipse, você deve clicar em:

Menu Window -> Run AVD Manager

Vamos acessar a janela Android Virtual Machine Manager, é aqui que poderemos instalar o emulador do sistema Android para testar nossos aplicativo. Nessa janela poderemos escolher por diversas versões do Android para fazer a emulação, isso facilita muito o teste dos aplicativos.

Irá aparecer a janela abaixo. Você deve clicar em New para criar um novo AVD:

android-virtual-device-manager

Configure a nova tela conforme a figura abaixo:

criar-avd-android

Quando o Eclipse terminar de criar, ele volta a mesma tela de antes. Agora você deve selecionar com o mouse o AVD recém-criado, e clicar em Start para que ele seja iniciado. Quando surgir a tela abaixo, basta clicar em Launch

iniciar-avd-android

Abaixo a tela do Androi Virtual Device ( AVD ) iniciando.

android-rodando-emulador

Se o processo der certo, você deve visualizar o Android OS rodando dentro do emulador. Essa é a versão do Android 2.3.3 é possivel criar outra AVD com versões mais antigas e com a ultima versão do Android 4 também.

android-2.3-rodando-emulador

Abaixo a tela do Android 4 sendo emulado.

android-4-rodando-no-emulador

O menu do Android 4.

menu-do-android-4-rodando-emulador

Agora temos um ambiente de desenvolvimento para aplicativos Android 100% funcionando. Esse ambiente é o recomendo pelo fabricante do Android ( Google ). No próximo artigo vamos fazer um famoso Hello World.

Eu quero aprender a desenvolver aplicativos para Android

Bem-vindo ao mundo do desenvolvimento de aplicativo com o software Android Development Kit (SDK), você será capaz de desenvolver apps para Android rodando em smartphone e tablet, vai aprender como utilizar a linguagem de programação Java no ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) Eclipse.

Hoje eu inicio a séria de artigos: Quero aprender a desenvolver aplicativos para Android.

desenvolvimento-android

Faz algum tempo que publiquei o artigo: Razões para desenvolver aplicações Android , é bom dar uma olhada dele também.

Vamos apresentar tecnologias de ponta para desenvolvedores de software móveis. A ideia é uma abordagem onde você aprende com exemplos de apps, tanto apps Android totalmente nativas e com tecnologia de desenvolvimento em HTML5.

Começaremos com uma introdução, um pequeno test-drive mostrando uma ou mais funcionalidades e visão da tecnologia. Iremos avançar com um passo a passo detalhando o código-fonte do aplicativo (apps). A idéia é deixar o código fonte de cada um destes apps disponível para downloads.

As vendas de dispositivos Android e downloads de aplicativos esta crescendo muito. Os telefones de primeira geração Android foram lançados em outubro de 2008. Um estudo realizado pela comScore mostrou que em julho de 2011, o Android teve 41,8% de participação no mercado de smartphones dos EUA, em comparação com 27% para o iPhone da Apple e de 21,7% para Blackberry.1 Bilhões de aplicativos foram baixados do Android Play. Mais de 500.000 dispositivos Android estão sendo ativados por dia. As oportunidades para os desenvolvedores de apps para Android são enormes.

A demanda por dispositivos móveis está aumentando à medida que mais pessoas dependem de smartphones e tablets para se tornar mais produtivos, enquanto estiver longe de seus computadores pessoais. Segundo estudos 234 milhões de pessoa usaram dispositivos móveis em um período de três meses.

A competição feroz entre as populares plataformas móveis, (Android, BlackBerry, iPhone, Palm, Symbian, Windows Phone 7 e outros) e entre operadoras de telefonia móvel está fazendo com que as inovações e queda dos preços sejam permanentes.

A competição entre as dezenas de fabricantes de dispositivos Android está colocando uma grande opção de de hardware e software dentro da comunidade Android. Existem hoje mais de 300 diferentes dispositivos rodando Android.

Vamos desenvolver apps para Android incluindo várias tecnolgias como áudio, telefonia animação, vídeo, Bluetoot, reconhecimento de voz, o acelerômetro, GPS, bússola, widgets, gráficos 3D e mais. Você vai aprender rapidamente tudo que precisa para começar a construir aplicativos Android.

Vamos falar sobre o Google Play e questões de negócio, como projetar grandes aplicativos, como carregar seus aplicativos para Google Play e de outras lojas de aplicativos on-line. Como decidir se a vender seus aplicativos ou oferecê-los de graça.

Quem poderá participar

Vamos supor que você é um programador JAVA e tem experiência em programação orientada a objeto, e que você está familiarizado com XML. Ótimo isso seria perfeito, você tem o perfil correto. Porem se você não sabe Java e XML, mas têm conhecimentos a orientação a objeto em C# / .NET , C ++, você deve ser capaz de dominar o material rapidamente, e ainda vai aprender um pouco de de Java.

Razões para desenvolver aplicações Android

O Google adquiriu o projeto Android em 2005, isso mesmo a maioria das pessoas não sabem disso, mas o Google não criou o projeto Android. O sistema operacional Android inicial foi criado por uma pequena companhia do Vale do Silício conhecido como o Android, Inc., que foi comprado pelo Google em julho de 2005.

android photo

Os fundadores da Android, Inc., vieram de várias empresas de Internet. O Google continua movimentando e muito o desenvolvimento do Android, que já provou que o crescimento é garantido. Em julho de 2010, 160 mil aparelhos já rodavam o Android, o que é bom, considerando que os celulares estão disponíveis somente desde outubro de 2008. Isso é menos de dois anos, e Android já fez um enorme impacto!

desenvolver-para-android

Nunca foi tão fácil para um programador ganhar dinheiro por conta própria. Usuários do Android podem não saber quem você é, mas eles sabem que o Google é, e eles confiam no Google. Como seu aplicativo reside no Android Market, que é controlado pelo Google, pronto sua aplicação poderá ser vendida e acessa de forma muito fácil.

Por que desenvolver para o Android ?

por-que-desenvolver-android

Bem, a verdadeira pergunta deveria ser “Por que não?” Você deseja que aplicação esteja disponível para milhões de usuários no mundo inteiro? Você quer publicar aplicativos assim que você terminar de escrever e testá-los? Gosta de desenvolvimento em plataformas abertas? Se você respondeu sim a alguma destas perguntas, eu acho que você tem sua resposta, mas caso você ainda está indeciso, continue lendo, e vou explicar o que quero dizer.

E o mercado para aplicativos Android ?

mercado-de-aplicativos-android

Você tem uma oportunidade para desenvolver aplicativos para um mercado relativamente novo, que está crescendo em uma base diária. Android irá superar muitos outros nos próximos meses. Com tantos usuários, nunca foi tão fácil escrever um aplicativo que pode ser baixado e usado por pessoas reais! O Android Market coloca o seu App nas mãos dos usuários facilmente! Os usuários não têm de ir pesquisar na Internet para encontrar um aplicativo para instalar. Eles simplesmente tem que ir no Android Market, para têm acesso a todos os seus aplicativos. Os usuários normalmente buscam o Android Market para todas as necessidades. Não é difícil ver o número de um aplicativo de downloads subir em poucos dias. Lembrando que muitos aplicativos são grátis, mas disponibilizar aplicativos também tem o seu lado financeiro, vamos falar mais sobre isso.

E o tempo para desenvolver aplicativos ?

tempo-do-desenvolvimento-android

Com todas as interfaces de programação de aplicativo (APIs), que vem com o SDK do Android, é fácil desenvolver, com recursos completos em um prazo relativamente curto. Depois de ter se cadastrado no Android Market, basta envia seus aplicativos e publicá-los. “Espere,” você pode dizer: “Você tem certeza?” Ao contrário de outros mercados móveis, o Android Market não tem nenhum processo de aprovação do seu App. Tudo que você precisa fazer é escrever os aplicativos e publicá-los.

Tecnicamente, qualquer um pode publicar qualquer coisa, mas é um bom fazer algo dentro dos termos de serviço do Google Apps. Lembre-se que os usuários do Android vêm de diversas áreas do mundo e em todas as categorias de idade.

Plataforma Open

android-plataforma-open-source

O sistema operacional Android é uma plataforma aberta, o que significa que não é ligada a um fabricante de hardware. Como você pode imaginar, a abertura do Android é que lhe permite ganhar dinheiro rapidamente.

Todos os fabricantes de hardware, celular ou não podem vender aparelhos com Android. O código fonte do Android está disponível em http://source.android.com para você ver e modificar. O código-fonte aberto permite que fabricantes de telefones criem novas interfaces para o usuário, e adicionem recursos internos para alguns dispositivos. Isso também coloca todos os desenvolvedores em um mesmo nivel, todo mundo pode acessar o código fonte do Android e pronto. Bom para quem está acostumado trabalhar com aplicativos na plataforma do Linux, isso não é muita novidade.

Onde podemos rodar o Android ?

rodar-aplicativo-android

Android pode rodar em muitos dispositivos com diferentes tamanhos de tela e resoluções. Google permite que seus aplicativos sejam executados somente em aparelhos compatíveis. Se sua aplicação requer uma câmera frontal, por exemplo, apneas os telefones com uma câmara dianteira será capaz de ver o seu aplicativo na Android Market. Este esquema é conhecido como recurso de detecção.

Veja a página sobre compatibilidade de programa em http://source.android.com/compatibility/overview.html .  Compatibilidade garante que seus aplicativos podem ser executados em todos os dispositivos.

Recurso de Mashup

android-mashup-recursos

Um mashup combina dois ou mais serviços para criar um aplicativo. Você pode criar um mashup usando a câmera e os serviços do Android como por exemplo a localização por GPS, por exemplo, para tirar uma foto com a localização exata exibido na imagem! É fácil fazer uma tonelada de apps, combinando serviços ou bibliotecas de maneiras novas e emocionantes.

Com todas as APIs do Android, é fácil de usar dois ou mais desses recursos para fazer o seu próprio aplicativo. Você pode usar uma API do Google Maps, com a lista de contatos para mostrar todos os seus contatos em um mapa, por exemplo.

Aqui estão alguns mashups para sua imaginação. Todo estes recursos você usar, e é completamente legal e gratuito!

? Geolocalização e redes sociais: As redes sociais são em alta agora. Suponha que você queira escrever um aplicativo que tweets sua localização atual a cada 10 minutos durante todo o dia. Você pode, e é fácil. Utilize os serviços do Android e uma terceira-parte da API do Twitter (como iTwitter), e você pode fazer exatamente isso.

? Geolocalização e jogos: jogos baseados em localização, estão ganhando popularidade. É uma ótima maneira de realmente colocar os usuários dentro do jogo. Um jogo pode executar um serviço em segundo plano para verificar a sua localização atual e compará-lo com a localização dos outros usuários do jogo na mesma área. Se outro usuário estiver dentro de uma determinada distancia, por exemplo, você pode ser notificado, e você pode desafiá-la a uma batalha. Nada disto seria possível sem uma forte plataforma, como o Android na tecnologia GPS.

? Contatos e Internet: Com todas estas APIs à sua disposição, é fácil de fazer aplicações com recursos completos, combinando a funcionalidade de dois ou mais APIs. Você pode combinar contatos para criar um aplicativo de cartões, por exemplo. Ou você pode simplesmente adicionar uma forma fácil para os seus usuários, ou permitir que os usuários enviem o aplicativo para seus amigos. Tudo isto é possível com as APIs do Android.

O céu é o limite. Toda esta funcionalidade é legal, está literalmente na palma da sua mão. Se você quiser desenvolver um aplicativo que registra a localização geográfica do dispositivo, você pode com facilidade. Android realmente abre a possibilidade e cabe a você, como desenvolvedor beneficiar os usuários e claro ganhar dinheiro com isso.

Os desenvolvedores podem fazer praticamente qualquer coisa que quiserem com o Android. Use o bom senso na criação e publicação de aplicativos para a massa.

Além disso, manter as leis de privacidade em mente antes de colher as suas informações de contato de usuários para alguma companha de marketing.

Pessoal, esse foi o primeiro post desta série que esta começando hoje: Desenvolver aplicações Android.

E VOCÊ ? Conheçe outras razões para desenvolver em Android ?

Você tem alguma experiente com desenvolvimento de aplicativos Android ? Deixe um comentário.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos Recentes

Aprenda a dominar o Linux de uma vez por todas

Aprenda a dominar o Linux de uma vez por todas