Como Se Destacar No Mercado De Trabalho Sendo Um Especialista Em Linux?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você já descobriu qual o melhor tipo de Linux para o seu perfil e também fez um ou outro curso sobre o sistema. Agora está tentando entender como utilizar esse conhecimento para abrir um negócio. Então, o que você precisa aprender é como se destacar no mercado de trabalho como um especialista em Linux!

Pensando nisso, decidimos apresentar abaixo como anda o mercado nessa área e também um bocado de dicas valiosas que vão conduzi-lo ao sucesso da sua nova carreira. Confira!

especialista em linux voce sabe como se destacar no mercado de trabalho

Há oportunidades para especialista em Linux?

Os brasileiros têm enfrentado uma crise severa nos últimos anos, e os níveis de desemprego se tornaram um fator determinante nas decisões profissionais de muitos de nós. Para quem trabalha na área de TI, a situação está um pouco diferente, pois esse é um dos setores que continuam contratando durante a crise.

No caso específico dos especialistas em Linux, é importante ressaltar as vantagens de um sistema operacional de código aberto, em relação ao Windows: gratuito, mais seguro e customizável, portanto, também mais eficiente. E todos esses são adjetivos que os seus futuros clientes estão procurando.

Sendo uma ferramenta tão poderosa e, ao mesmo tempo, versátil, é necessário que ela esteja nas mãos de um verdadeiro especialista para mostrar todo o seu potencial.

De acordo com relatório da The Linux Foundation de 2018, Linux é o sistema de código aberto com maior demanda entre os gestores. Além disso, 87% deles têm achado difícil encontrar profissionais qualificados para contratar. Tão difícil, que as empresas precisam incentivar os funcionários a buscarem suas certificações em Linux para terem os peritos de que necessitam.

Entre os serviços executados por especialistas em Linux estão trabalhos na área de segurança da informação, administração de redes e bancos de dados, suporte ao cliente e consultoria.

Leia mais:  DEVOPS: passo a passo para se tornar um profissional de sucesso

Como se destacar no mercado de trabalho?

Para conquistar uma vaga em uma grande empresa ou abrir um negócio de sucesso como especialista em Linux, é necessário aprender a gerir a sua carreira e o seu empreendimento. Veja a seguir cinco dicas que vão ajudá-lo a cumprir esses dois objetivos!

Faça networking

Uma ótima forma de continuar enriquecendo a sua formação é se inscrever em fóruns de programadores para acompanhar as discussões e tentar sugerir soluções aos problemas dos colegas.

O mesmo vale para participar de comunidades de software livre! Procure cooperar com os projetos de outros programadores, assim você irá testar seus conhecimentos e experimentar novos recursos, mantendo frescas suas habilidades em Linux.

Além disso, engajar-se dessa forma na comunidade ajudará na composição de uma rede de contatos, que poderá, no futuro, fornecer parcerias valiosas, indicá-lo para uma vaga de emprego ou até apresentar a sua empresa a novos clientes.

Busque material especializado na área de gestão

Além de desenvolver suas habilidades técnicas, ainda é preciso entender como gerir sua carreira ou a sua empresa. Nesse sentido, é muito importante buscar aprender com quem realmente conhece o assunto e procurar cursos ou livros oferecidos por especialista em gestão de carreira e de negócios. Espaços mais formais, como o Sebrae, podem ser uma ótima opção para começar.

Sendo assim, além de aprender sobre gestão de carreira e empreendedorismo, você provavelmente entrará em contato com áreas mais específicas que também podem vir a conquistar o seu interesse e se transformarão em ferramentas poderosas para a gestão da sua empresa — como marketing, recursos humanos, finanças etc.

Entenda o que o mercado precisa

O próximo passo é observar o comportamento do mercado para perceber como se inserir, seja como funcionário ou empresário.

Comece pesquisando outras instituições de TI, de preferência as focadas em serviços com Linux: o que elas oferecem aos seus clientes? Quais empresas são citadas em seus portfólios?

Leia mais:  O quanto você ainda precisa aprender sobre Linux?

Essa pesquisa será importante para dar uma ideia melhor do leque de serviços nos quais o seu empreendimento poderá focar e também que tipo de corporações costumam buscá-lo.

As plataformas de divulgação de vagas de emprego também podem ser bastante úteis nessa pesquisa. Cadastre-se em algumas delas, pesquise pela palavra “Linux” e anote os requisitos que costumam ser exigidos nas propostas que procuram por esse tipo de especialista.

Crie Um Plano De Carreira Para Se Destacar No Mercado De Trabalho

Agora que você já sabe o que precisa aprender para entrar no mercado do trabalho ou empreender na área certa, é hora de se organizar para adquirir o conhecimento e a experiência devida.

Elabore um plano de estudo que o possibilite aprender sobre as técnicas de gestão das quais a sua empresa precisá para crescer. Enquanto estuda, tente também buscar trabalhos em plataformas de freelance para por seu aprendizado à prova.

Além de ajudar na compreensão dos serviços da sua futura empresa, essa experiência também o permitirá acumular produtos para compor um portfólio — que será útil tanto na hora de se candidatar a uma vaga de emprego, quanto na negociação com um possível cliente.

Saiba como se apresentar

Na hora de lidar com um possível empregador ou cliente, há dois documentos de fundamental importância: um CV de especialista em Linux — no primeiro caso — e um portfólio.

Ao montar o curriculum, é fundamental que você seja objetivo e tenha diferentes versões, dando ênfase, em cada uma delas, às experiências que mais se relacionam com as demandas da vaga.

O mesmo vale para o portfólio, que também precisa saber apresentar os serviços que você já executou de forma concisa. No caso de tarefas feitas em equipe, é muito importante explicitar qual foi o seu papel na execução do projeto para evitar qualquer mal-entendido.

Leia mais:  Você Sabe Como Se Preparar Para O Mercado De Trabalho? Sendo Um Profissional De Linux?

Ter uma versão digital do seu portfólio, que possa ser acessada online, facilita bastante a navegação e a compreensão dos seus trabalhos anteriores, então considere a possibilidade de fazer um site.

Se o seu plano é empreender, o portfólio deve estar no site da sua empresa, que também deve apresentar de forma clara os serviços oferecidos e as vantagens que essa parceria tem a oferecer em relação à concorrência.

Além de ser fundamental para apresentar-se ou divulgar o seu negócio, o site também é uma importante ferramenta de autocrítica. Utilize-o para checar se os serviços oferecidos fazem sentido em relação ao público-alvo, como eles podem melhorar e, nesse sentido, o que mais você precisa aprender.

Siga esses passos e você perceberá como se destacar no mercado de trabalho enquanto especialista em Linux não é tão difícil assim. Basta se manter em movimento: estar sempre aprendendo e também colocando em prática o que você já sabe fazer. Desse modo se aproximará cada vez mais da vaga dos seus sonhos ou mesmo se tornará um empreendedor de sucesso.

Gostou das dicas? Conhece outros passos possíveis para um especialista em Linux desenvolver sua carreira ou um negócio próprio, e como se destacar no mercado de trabalho? Então comente abaixo as suas sugestões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Gratuito!

Aprenda A Dominar O Linux
De Uma Vez Por Todas

Salve sua cópia do Ebook Completo!