O quanto você ainda precisa aprender sobre Linux?

JUNTE-SE A MAIS DE 110.000 PESSOAS QUE JÁ TEM UMA CÓPIA

Ubuntu: Iniciando com Linux de maneira prática e rápida

quanto voce ainda precisa aprender sobre linux

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Aprender Linux vem deixando de ser um complemento no currículo e se consolidando como um pré-requisito por parte das empresas. Afinal, cada vez mais elas tomam ciência dos benefícios desse sistema em termos de segurança, desempenho, estabilidade e custo-benefício.

Entretanto, assim como em outras carreiras, é necessário que o profissional seja capaz de identificar o seu próprio nível de conhecimento, de modo a compreender os requisitos para concorrer a uma vaga de emprego ou subir de cargo.

quanto voce ainda precisa aprender sobre linux

Justamente por isso, neste post vamos orientá-lo a saber em qual nível você se encaixa de acordo com as suas competências, para, ao mesmo tempo, identificar os caminhos a serem percorridos para você se tornar um especialista do LINUX. Tudo pronto para começar? Então, vamos lá!

Básico: conhecendo os fundamentos primários

Os conhecimentos que credenciam o profissional ou estudante com o nível básico (novatos) consistem, basicamente, no domínio dos comandos essenciais para o manuseio do sistema. São eles:

  • pwd: exibe o diretório completo a partir de onde você estiver;
  • cd: acessa o diretório raiz do usuário conectado;
  • ls: lista os diretórios e arquivos da pasta em que está navegando;
  • shutdown: desliga o computador;
  • shutdown –r now: reinicia o computador;
  • rm: apaga o arquivo;
  • who: mostra o usuário atual;
  • date: exibe data e hora.

Nesse sentido, o usuário deve ser capaz de navegar pelo sistema de arquivos.

Falando em sistemas de arquivos, também é fundamental saber como particionar (ou dividir) o disco rígido do computador de maneira segura, sobretudo para evitar a perda de dados no Windows.

Daí, inclusive, a importância da desfragmentação de disco e das cópias de segurança, pois o Windows grava os arquivos desordenadamente por todo o disco. Em suma, o usuário deve se familiarizar com os sistemas operacionais baseados no GNU/Linux, e gostar do que está fazendo.

O Linux oferece possibilidades incríveis, as quais motivam a explorá-lo cada vez mais. Para comprovar o seu domínio das funções iniciais do Linux, pode-se optar por conquistar as primeiras certificações (CompTIA Linux+, Linux Essentials, LPIC–1 e LFCS).

Já para se aprimorar, vale a pena contribuir para algum projeto open source e interagir com usuários mais avançados, por meio de fóruns e grupos, a fim de aprender e se tornar mais ativo na comunidade.

Intermediário: gerenciando usuários e configurando servidores

Ao alcançar o nível intermediário, o usuário pode se considerar um sysadmin Júnior (administrador de sistemas Júnior), tendo, pelo menos, 2 anos de experiência com o uso do Linux. Mas, afinal, o que deve ser compreendido durante esse período?

Logicamente, gerenciar usuários, grupos e permissões é uma habilidade a ser dominada, aplicando as restrições conforme solicitado e garantindo que as atividades de um usuário não interfiram no trabalho dos demais.

Perceba que, sem o domínio dos comandos básicos, é impossível desempenhar esse papel com excelência.

O sysadmin de nível intermediário é capaz de identificar e solucionar vulnerabilidades, corrigir falhas de segurança, efetuar a configuração de redes e servidores — até mesmo remotamente (SSH) — usando das melhores práticas.

Nesse sentido, saber monitorar a rede com a finalidade de detectar violações às políticas de uso, embora exija prática, é algo imprescindível. No futuro, tal conhecimento será útil para solucionar problemas comuns de sysadmin de nível avançado.

Na questão das certificações, a LPIC-2 é encarada como o objetivo-chave do sysadmin Jr., pois valida a capacidade do usuário de administrar redes mistas de pequeno e médio porte.

Assim, correr atrás da certificação RHCSA (Red Hat Certified System Administrator) garantirá a solidez necessária para, futuramente, se consolidar como especialista em Linux e estar pronto para trabalhar em qualquer empresa.

Avançado: dominando recursos mais complexos

Grosso modo, os usuários avançados (sysadmin Sênior) têm, ao menos 4, anos de experiência com Linux. Prestes, assim, a se tornarem veteranos de guerra quando o assunto é corrigir falhas e identificar problemas em redes e servidores.

Além do sólido conhecimento em segurança, o que determinará o momento de alcançar o almejado status de Expert é a capacidade de executar tarefas ainda mais abrangentes, como:

  • agendamento de tarefas;
  • domínio do ambiente shell (interpretador de comandos);
  • gerenciamento de LOG, RAID, LVM e Kernel;
  • banco de dados;
  • controle de acesso (Firewall);
  • planejamento de capacidade.

O agendamento de tarefas, por exemplo, é um processo significativo para a administração de sistemas, pois permite que a execução de scripts de manutenção e geração de relatórios, entre outras atividades, sejam programadas.

Dominar o ambiente shell também é um requisito primário para quem está alcançando esse nível de especialização, visto que as inúmeras funções do shell são primordiais para a rotina do sysadmin.

Devido ao imenso volume de logs gerados em redes corporativas, que já envolvem o armazenamento de disco, ainda faz parte dessa jornada adquirir um alto grau de conhecimento no gerenciamento de LOG, tal como o gerenciamento de RAID e LVM.

Além disso, atentar-se às tecnologias mais quentes do momento, como o cloud computing, pode resultar em uma considerável vantagem a longo prazo. Isso fará com que você vá além de um mero sysadmin Sênior — explorando áreas como essa, é certo que você logo alcançará uma posição muito privilegiada na sua área.

E um ótimo meio de se qualificar é, sem dúvidas, investir em um curso avançado e no preparo para conseguir algumas certificações, como a LPIC-3, RHCE (Red Hat Certified Engineer), SCA (SUSE Certified Administrator) e outras certificações que o guiem para uma especialização (nuvem, virtualização, plataforma de aplicações etc.).

Expert: adquirindo a especialização em servidores

Por fim, após trilhar o árduo caminho para chegar ao mais alto nível de conhecimento do Linux e tendo adquirido as certificações — que, por si só, já são um desafio e tanto —, não há dúvidas de que você esteja preparado para ser um Expert do mercado.

Como o próprio termo “expert” nos sugere, trata-se de um usuário que sabe tudo sobre servidores (DNS, Proxy, E-mail, FTP etc.). Sabe definir rotas de rede e gateway, além de ter um sólido conhecimento em Segurança da Informação (Firewalls, testes de vulnerabilidade e funções pertinentes ao ethical hacking).

Em outras palavras, é a pessoa que saberá resolver todos os tipos de problemas envolvendo o servidor e o ambiente de rede, também capaz de implementar novas tecnologias dentro de uma corporação usando o sistema Linux.

Mesmo sabendo tudo isso, no entanto, o expert sempre deve ter em mente que a tecnologia não para de evoluir, e ele pode até cumprir um papel importante nessa evolução.

Nesse sentido, o ato de aprender Linux deve ser considerado um ciclo sem fim. Você continuará sempre sendo um estudioso — nada com que você não venha a estar acostumado, certo?

Bônus: investindo em cursos para aprender Linux de maneira efetiva

De fato, enriquecer o conhecimento sobre o sistema Linux é um processo que exige a aplicação prática constante do aprendizado em um ambiente real. Mas, para aprender Linux de uma vez por todas, é fundamental investir também em bons cursos e contar com a assessoria de quem domina esse poderoso sistema.

Então, se gostou deste post e quer mesmo aprender como dominar o Linux a ponto de se tornar um expert, aproveite agora para baixar (gratuitamente) o nosso e-book do Curso Linux Ubuntu!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos Recentes

Aprenda a dominar o Linux de uma vez por todas

Aprenda a dominar o Linux de uma vez por todas