Universal USB Installer: Crie O Seu Pendrive Bootável Em Poucos Minutos

JUNTE-SE A MAIS DE 110.000 PESSOAS QUE JÁ TEM UMA CÓPIA

Ubuntu: Iniciando com Linux de maneira prática e rápida

Universal USB Installer: Crie O Seu Pendrive Bootável Em Poucos Minutos

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Um dos mais conhecidos programas para criação de boot de sistemas operacionais em dispositivos USB, o Universal USB Installer (UUI) é uma solução fornecida no projeto PendriveLinux, o mesmo que disponibiliza o YUMI.

Em relação ao software YUMI, o Universal USB Installer pode ser considerado uma versão alternativa que acompanha somente as funcionalidades básicas. Sendo assim, o primeiro é mais indicado para quem busca mais recursos.

O Universal USB Installer tem como principal ponto forte a facilidade de uso. Mesmo que o usuário tenha um conhecimento superficial das distribuições do Linux, ele será capaz de selecionar a distro que deseja experimentar e torná-la inicializável no pendrive.

Neste conteúdo complementar ao artigo sobre como criar um pendrive bootável, conheceremos mais a fundo as funcionalidades do UUI, bem como o processo de download e utilização. Acompanhe!

Universal USB Installer: Crie O Seu Pendrive Bootável Em Poucos Minutos

As principais funcionalidades do Universal USB Installer

Em relação às funcionalidades, o Universal USB Installer não oferece novidades quando o comparamos a outras soluções populares, como o YUMI, o UNetbootin e o Rufus. Na verdade, os recursos do UII são mais limitados.

Se ele tem menos a oferecer, por que utilizá-lo? Essa é uma questão pertinente, mas a resposta vem à tona quando pensamos nos objetivos do usuário.

Supondo que a sua necessidade seja apenas a criação de um boot do Linux Mint no pendrive. O Universal USB Installer o possibilita fazê-lo rapidamente e sem as eventuais dificuldades que teria ao escolher uma ferramenta robusta, como o RMPrepUSB.

Além disso, o fato de ser voltado à utilização básica não é sinônimo de pobreza de recursos. Conforme veremos a seguir, o UII conta com funcionalidades bastante atrativas.

Persistência

O conceito de persistência nesse meio surgiu em função de um problema presente em sistemas operacionais executados em modo Live, ou seja, a partir de dispositivos USB ou CD / DVD.

Tal problema era a impossibilidade de gravar dados na mídia em questão. Os discos graváveis, por exemplo, após queimados não permitem a inserção de dados, enquanto os regraváveis (CD-RW) requerem a remoção dos arquivos existentes.

No caso dos dispositivos removíveis USB, a limitação acontece quando há somente uma partição e esta é usada para o sistema operacional. Em meio a isso, eis que surge a persistência.

Ela permite que um espaço em disco do dispositivo inicializável seja reservado para a gravação de arquivos. É um meio similar à criação de uma partição dedicada a dados no computador.

No Universal USB Installer, tal função pode ser feita com um simples arrastar do cursor; se o pendrive tem 8GB de capacidade, por exemplo, você tem a opção de reservar cerca de 5GB para salvar os dados gerados.

Interface amigável

A interface gráfica é um elemento crucial para a experiência do usuário. Nesse sentido, o Universal USB Installer segue o mesmo exemplo do YUMI: todo o processo é feito em uma única interface e acionando poucos botões.

Conforme veremos mais adiante (no último tópico), a criação do pendrive bootável é concluída em apenas quatro etapas, podendo o processo durar menos de cinco minutos em um PC comum — contanto que a ISO já tenha sido baixada.

Compatibilidade

Não há como não se surpreender com o tamanho da lista de sistemas operacionais e programas do Universal USB Installer. Dificilmente você não encontrará a distro que deseja utilizar; para se ter ideia, até distribuições voltadas para crianças (como o DouDou Linux) estão disponíveis.

Download do Universal USB Installer

Assim como a maioria das ferramentas com o mesmo propósito, o Universal USB Installer é distribuído (exclusivamente) na versão portable. Mas o que isso significa em termos práticos?

Um software portable (ou portátil, do português) se caracteriza por não requerer instalação no sistema operacional, embora o arquivo tenha de ser compatível com ele. Isto é, as funcionalidades e a interface do programa são carregadas assim que o executável é aberto.

A vantagem de utilizar um programa portátil é a agilidade. Afinal, se o usuário precisa instalar um sistema ou disco de recuperação em vários computadores, ele se livra de fazer a instalação do mesmo programa em cada máquina.

Por outro lado, diferentemente do instalador convencional, o portable não salva as configurações do usuário, o que é mais conveniente para quem visa utilizar o programa em computadores domésticos.

Sendo assim, como o Universal USB Installer é portátil, basta fazer o download por meio deste link (versão 1.8.9.6) e dar um duplo clique no arquivo.

Criação de pendrive bootável com o Universal USB Installer

O processo é extremamente simples — mais ainda que no YUMI, devido às opções reduzidas. Ao abrir o executável do Universal USB Installer, selecione, no primeiro campo, um dos sistemas operacionais / programas presentes na extensa lista e clique na caixa “Download link”.

Após o redirecionamento para a página oficial de download do item selecionado, baixe o arquivo de imagem (ISO) e salve-o em alguma pasta fácil de localizar. Depois, clique em “Browse” para localizar a ISO e, em seguida, o drive USB que receberá a instalação.

Salientando que as opções de sistema de arquivos surgirão ao lado, permitindo que o pendrive seja formatado em FAT32 ou NTFS; dependendo do tamanho da ISO, ela não será suportada em FAT32 — há um limite de 4GB que impede a leitura do arquivo.

Em seguida, o usuário tem a possibilidade de determinar uma quantidade de espaço em disco a ser utilizado para salvar dados, ou seja, dedicado à persistência que o programa oferece.

O próximo (e último) passo é clicar em “Create” e aguardar a conclusão do processo. Muito fácil, não é mesmo?

Ao longo do conteúdo, conhecemos um pouco mais sobre o Universal USB Installer, sobretudo o fato de que estamos falando de uma solução básica para a criação de pendrive bootável. Se você seguiu o breve tutorial acima, certamente o seu dispositivo já está pronto para rodar o Linux em modo Live; o que achou da experiência?

Caso tenha gostado ou até mesmo achado difícil se adaptar ao Linux, mas conhece a importância de atuar profissionalmente com esse sistema, recomendo que visite o página do Profissionais Linux — clique e receba dicas incríveis para dominar o Linux rapidamente!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos Recentes

Aprenda a dominar o Linux de uma vez por todas

Aprenda a dominar o Linux de uma vez por todas