XBoot: Conheça Esse Incrível Software Para Criar Boot Em Pendrive

JUNTE-SE A MAIS DE 110.000 PESSOAS QUE JÁ TEM UMA CÓPIA

Ubuntu: Iniciando com Linux de maneira prática e rápida

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

No presente artigo daremos continuidade à série de programas usados para criar um pendrive bootável do Linux, dispensando a necessidade de formatar o Windows ou dedicar uma partição ao sistema. Desta vez, falaremos sobre a ferramenta XBoot — uma das mais intuitivas para criar boot em dispositivos USB.

O XBoot tem como principal característica a criação de dispositivo USB multiboot, mesmo que o usuário queira instalar programas executados no modo Live e não apenas sistemas operacionais. Essa funcionalidade permite, por exemplo, que se crie um disco antivírus para a recuperação do sistema infectado.

A princípio é evidente a sua semelhança com o YUMI, visto que o mesmo procedimento é feito de maneira prática, mas o XBoot tem uma carta na manga que está sendo determinante para conquistar novos adeptos: a geração de um menu interativo contendo a lista de sistemas instalados no dispositivo.

Ficou curioso para saber mais a respeito do recurso e o que mais o XBoot tem a oferecer? Continue a leitura deste artigo e descubra!

XBoot: Conheça Esse Incrível Software Para Criar Boot Em Pendrive

Principais funcionalidades do XBoot

Iniciarei o conteúdo falando das funcionalidades presentes no XBoot de modo que você consiga comparar o software com os seus concorrentes. Sendo assim, a lista foca os recursos mais relevantes para o usuário.

Criação de menu interativo

Sem dúvida nenhuma, o recurso de menu interativo é o ponto em que o XBoot mais chama atenção. Usando a virtualização por meio de uma ferramenta chamada QEMU, um software livre e de código aberto usado para emular um PC por completo, o XBoot gera o menu para iniciar o boot sem a necessidade de reiniciar o computador.

Na prática, ao dar o boot pelo pendrive, é aberta uma janela contendo todos os sistemas operacionais presentes no dispositivo, bastando clicar sobre eles para que sejam carregados no Windows.

Execução de ISO diretamente do programa

Um recurso interessante do XBoot é a opção de iniciar um sistema operacional apenas com o arrastar da ISO até o campo especificado. Com isso, o já mencionado QEMU é carregado na tela, executando automaticamente o conteúdo da imagem.

É como abrir um sistema operacional por meio do VirtualBox, por exemplo. A diferença é que o QEMU, por emular o PC por completo, fornece um desempenho incrível. Portanto, com o XBoot, você consegue facilmente testar uma distro antes de criar o boot.

Multiboot

Nesse sentido, o XBoot não deve nada aos demais programas. Ele também permite que múltiplos sistemas operacionais sejam instalados em um mesmo dispositivo, contanto que o espaço em disco seja suficiente para suportá-los.

Porém quando voltamos a pensar na possibilidade de criar um menu, o recurso multiboot se torna mais atrativo no XBoot do que em outros programas, afinal o boot pode ser feito de forma prática e dentro do próprio Windows.

Recurso de arrastar e soltar

Cada vez mais comuns em aplicações web, o recurso “drag and drop”, o popular “arrastar e soltar”, é outro diferencial do XBoot. Embora não seja algo imprescindível, a função ajuda a acelerar o processo, visto que o usuário não precisa navegar pelas pastas sempre que adicionar uma ISO ao programa.

Não requer instalação

Assim como a maioria dos programas voltados à criação de pendrive bootável, o XBoot não precisa ser instalado na sua máquina; basta abrir o executável e começar a usar o programa.

Uma das vantagens mais usufruídas desse modo de funcionamento é a agilidade. Um profissional de suporte técnico, por exemplo, pode portar um pendrive com o XBoot armazenado e executar diretamente nos computadores para criar boot.

A desvantagem, no entanto, é que o programa executa apenas em ambiente Windows. Se você utiliza apenas Linux, convém optar por outros programas (compatíveis).

Download e utilização do XBoot

O XBoot pode ser baixado na página oficial. Porém, antes de testá-lo, é necessário ter o Microsoft .NET Framework 4 instalado no sistema.

De acordo com as observações do próprio desenvolvedor, é altamente recomendado optar pelo sistema de arquivos FAT32 para criar um pendrive com múltiplos sistemas, pois ele suporta todas as imagens ISO — o mesmo não acontece com o NFTS, por exemplo.

Como estamos falando de instalar boot de distros do Linux, o sistema NFTS tende a criar obstáculos quanto à compatibilidade; portanto não hesite em selecionar o FAT32 quando o assunto é criar pendrive bootável do Linux — a menos que o limite de tamanho do sistema seja um empecilho.

Quanto ao executável do XBoot, vale reiterar que ele não requer instalação; ou seja, basta salvar o arquivo na pasta desejada e dar um duplo clique para abri-lo. Está com o programa em execução? Então vamos criar um boot do Linux em seu pendrive!

Criação de pendrive bootável usando o XBoot

A interface do XBoot é carregada assim que o arquivo executável é aberto. Logo de início, nos deparamos com um campo para arrastar e soltar o arquivo ISO correspondente ao programa ou sistema operacional que deseja copiar para o pendrive.

É importante ressaltar que a função “drag and drop” funcionará adequadamente se a distro estiver listada no programa. Do contrário, ele retornará uma janela na qual o usuário deve especificar o conteúdo da imagem.

Por exemplo, ao tentar adicionar o Linux Mint (não listado), é necessário selecionar na lista a opção “ISO files which supports Live-media-path kernel parmeter”, utilizada para adicionar uma distro baseada no Ubuntu.

Ao adicionar a ISO no XBoot, você pode verificar a integridade do arquivo usando a opção “Checksum”, localizado à esquerda do campo “Drag and Drop”, que permite até mesmo a escolha do algoritmo para tal.

Pronto para iniciar o processo? Então clique no botão “Create USB”, selecione o dispositivo USB e o Bootloader (pode manter o Syslinux, nesse caso) e dê OK. Agora é só aguardar até a conclusão.

Muito legal, não é mesmo? Basta que você plugue o pendrive bootável em qualquer computador e aguardar o menu para selecionar a distribuição do Linux que deseja executar. Aproveitando o gancho: quais as distros que você pretende instalar?

Caso ainda tenha dúvidas sobre as vantagens oferecidas pelo Linux, a importância no mercado de trabalho e outras questões, experimente acessar o site Profissionais Linux. Garanto que você encerrará a navegação plenamente decidido e bem informado!PAGE_BREAK: PageBreak

TÍTULOS

XBoot: conheça esse incrível software para criar boot USB

Criando pendrive bootável com o XBoot

Pendrive bootável com menu? Veja o que se pode fazer com o XBoot!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos Recentes

Aprenda a dominar o Linux de uma vez por todas

Aprenda a dominar o Linux de uma vez por todas